Com o acesso à internet cada vez mais globalizado, são muitas as facilidades que a rede nos proporciona. Comprar sem sair de casa, realizar serviços bancários, fazer negócios, estudar, entretenimento... a lista é imensa.

Para muitos, já é praticamente impossível viver desconectado. Porém, assim como existem essas inúmeras ferramentas que facilitam a nossa vida, existem pessoas de má fé, infiltradas na internet afim de tirar vantagem dos usuários. Confira 10 dicas para se proteger de golpes e fraudes na internet:

 

1 - Pesquise sobre a empresa

Vai fazer uma compra online ou fechar qualquer tipo de negócio online? a primeira coisa a fazer é pesquisar sobre a empresa. Confira em sites de busca se a empresa existe, se possui reclamações, se a empresa disponibiliza canais de contato (telefones, e-mail, site) e desconfie quando não é possível localizar facilmente esses dados sobre a empresa.

2 - Confira os Certificados Digitais.

As Lojas Virtuais e Sites que se preocupam com a segurança de seus clientes buscam obter selos de segurança e Certificados Digitais que protegem os dados fornecidos pelos clientes. Confira se o endereço do site exibe um "cadeado" ao lado do endereço digitado. Além disso, os endereços de sites de comércio eletrônico devem começar com “https” e não “http", isso indica que o site possui um certificado digital e as informações digitadas nele, como dados de cartão de crédito, por exemplo, serão criptografados.

3 - Recebimento de cobranças por e-mail

É comum hoje em dia receber os boletos de cobrança de serviços contratos em seu e-mail. Seja de serviços de telefonia, fatura de cartão de crédito, mensalidades de cursos. A maiora chega por e-mail. Porém, cada vez mais golpistas estão copiando e-mails de cobrança e enviando para o usuário se passando pela empresa que está cobrando. Eles formatam o e-mail de forma praticamente igual, colocam o nome do cliente e enviam por e-mail. Nesses casos, é preciso confefir vários ítens antes de efetuar o pagamento, como: eu realmente tenho esse serviço contratato com essa empresa? o e-mail da empresa que aparece como rementente é confiável? o boleto possui o mesmo valor do meu serviço contratado? No boleto constam todos os meus dados pessoais corretos? O texto no e-mail foi bem redigido e não possui erros? conferir essas informações podem te livrar de pagar um boleto fraudulento.

4 - Desconfie de promoções mirabolantes

Sempre desconfie de preços muito mais baixos que o de costume. Já dizia o antigo ditado: quando a esmola é demais, o santo desconfia. Se o preço chega a ser metade ou menos comparado aos valores do mesmo produto ou serviço em outros sites, pare e repense a compra. Isso pode ser fraude.

5 - Aplicativos de desapegos

Os sites e aplicativos onde qualquer pessoa pode vender um produto usado é um prato cheio para muitos golpistas. Sempre que for vender ou comprar algo nesses sites, faça o pagamento apenas na hora e procure marcar encontros em locais públicos com bastante movimento.

6 - Links compartilhados

Cuidado com links de promoções recebidos por WhatsApp, E-mail e até SMS. Muitos golpistas enviam mensagens de promoção como: crédito para celular, amostra grátis de produtos de marcas famosas, e até auxílio governamental. Cuidado: pode ser golpe ou virús. Na dúvida, procure não clicar.

7 - Anúncios falsos

A internet está repleta de anúncios de inúmeras marcas e produtos. A maioria visa apenas divulgar um produto mesmo. Mas cuidado: existem anúncios fraudulentos também, tanto com link para sites falsos, quanto com link para vírus. Todo o cuidado é pouco.

8 - Cuidado com o uso de cartão de crédito

Como já falado em dicas anteriores, é preciso tomar todo o cuidado ao digitar seus dados em lojas virtuais. Mas se você conferiu todos os quesitos de segurança do site e vai utilizar o seu cartão, se atente à mais essa dica: procute não deixar o seu cartão como "cartão salvo" no site. Se for possível, utiliza a versão virtual do seu cartão de crédito.

9 - Use dispositivos e internet segura

Nunca faça compras online ou use o seu internet banking utilizando computadores e internet compartilhados. Isso facilita a ação de pessoas mal intencionadas.

10 - Mantenha um programa anti-vírus atualizado.

É muito importante ter um programa anti vírus instalado em seu computador ou dispositivo móvel, pois ele oferece uma proteção maior contra links fraudulentos e alguns até sinalizam ao usuário sobre ameaças.