Secure Socket Layer ou simplesmente SSL é um certificado de segurança que garante que os usuários que visitam seu site naveguem em um ambiente que todos os dados transmitidos sejam sigilosos e seguros. Esse protocolo de segurança é exibido ao usuário através do cadeado fechado exibido em todos os navegadores antes do endereço do site e o termo https:// no início da URL (endereço) do site.


Esse padrão global em tecnologia de segurança foi desenvolvida pela Netscape em 1994, porém, com a crescente popularidade da internet e o aumento de incidências de fraudes e roubos de dados de usuários, essa tecnologia se tornou indispensável nos últimos anos para milhões de consumidores que fazem negócios Online e buscam sempre um website seguro.


O SSL (Secure Sockets Layer) usa um sistema de criptografia que utiliza duas chaves para criptografar os dados, uma chave pública conhecida por todos e uma chave privada conhecida apenas pelo destinatário. Com essa criptografia, os dados transmitidos entre site, navegador e servidor se tornam praticamente invioláveis de ponta a ponta, ou seja, somente o transmissor e o receptor dos dados conseguem fazer a leitura das informações sem o risco de interceptações externas.


A relevância do seu site em sistemas de buscas também é um dos destaques do SSL. O Google considera o certificado SSL um benefício importante para os usuários e leva isso em conta para selecionar os sites que aparecem nos primeiros lugares nos resultados de busca.


Portando, se você deseja manter o seu site em alto nível de confiança e resultados, o certificado SSL é uma maneira eficaz para você atingir esses objetivos e atrair mais consumidores, pois você estará mostrando que a sua empresa possui um site confiável e legítimo.


Ainda não tem o certificado SSL instalado no seu site? O Programador Digital tem especialistas no assunto para deixar o seu site seguro!